Display

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012

(Foto: mundohoje.com.br)

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A Campanha da Fraternidade, em 2012, tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública” e com lema “Que a saúde se difunda sobre a Terra. Ela pretende fazer com que se olhe a realidade da saúde pública em nosso país e se veja a relação entre saúde e os aspectos socioculturais de nossa sociedade.







Esta Campanha pretende, entre outras coisas, motivar os jovens para contemplarem a vida como um dom de Deus e para a compreensão, que o cuidado com a saúde depende de uma alimentação saudável, da prática de esportes, das ações de prevenção, do cuidado com o corpo, a mente e o espírito.

Saúde é um processo harmonioso de bem-estar físico, psíquico, social e espiritual, e não apenas a ausência de doença. Requer harmonia entre corpo e espírito, entre pessoa e ambiente, entre personalidade e responsabilidade.
Bom Samaritano: paradigma do cuidado (Lucas: 10:25-37)

A parábola do Bom Samaritano mostra um aspecto da prática de Jesus em relação ao próximo: nos convida a termos o cuidado da nossa saúde e da saúde de nosso semelhante. A parábola do Bom Samaritano contada por Jesus evidência neste tempo quaresmal e da Campanha da Fraternidade, a figura do Bom Samaritano como um exemplo a seguir, o cuidado aos doentes e o que esperamos que os profissionais e servidores da saúde façam.





O ensinamento da parábola indica uma verdade cristã e ao mesmo tempo humana e universal.
Esta Parábola pela grandeza de seu ensinamento inspira na atualidade ações designadas com o nome “Bom Samaritano” e mais ainda com o mesmo nome as atividades em favor dos seres humanos que sofrem ou precisam de ajuda.

Sugestão de encontros com os alunos:




1- Dignidade humana e cidadania
2- A saúde é compromisso de todos
3- É melhor prevenir que remediar
4- Esporte: fonte de vida saudável
5- Vida saudável: escolhas inteligentes
6- Saúde do corpo e da mente
7- Juventude: força positiva


8- Doenças Não Transmissíveis
9- Doenças Transmissíveis
10- Fatores de Riscos Modificáveis
11- Dependência Química
12 Causas Externas (acidentes e violências)

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: