Display

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

ARTE ANTIGA DA GRÉCIA , ROMA E EGITO



Foi lançada na semana passada, na Livraria da Vila da Alameda Lorena, em São Paulo, a série de livros “Arte na Idade Antiga – Egito, Grécia e Roma”, escritos pelas professoras Edna Ande e Sueli Lemos. São três volumes, cada um sobre uma das regiões que dão nome à coleção, indicados para crianças a partir dos 11 anos.

“Roma”, “Egito”, e “Grécia” desvendam a pintura, a escultura, a literatura e a arquitetura e mostram ao leitor a praticidade da arte romana, o legado do pensamento deixado pelos filósofos gregos e religiosidade da arte egípcia. Didáticos, os livros contam com ilustrações, textos explicativos e imagens que fazem os pequenos viajarem no tempo até a Antiguidade, desvendando a cultura e os costumes daquela época. “Queremos ensinar as crianças a ler e a entender a arte, seja ela qual for”, explica Sueli Lemos.

Para escrever a série, que levou três anos para ficar pronta, as autoras fizeram pesquisas in loco, visitando cada local descrito nos textos. “Ficamos 15 dias no Egito, pesquisando as pirâmides e o entorno do rio Nilo, e mais 20 dias colhendo dados na Grécia e Itália”, disse Sueli em entrevista ao Living Design.

Ela também nos contou que os livros, apesar de serem indicados para os jovens, servem também como guia para pessoas de qualquer idade que desejam conhecer mais sobre a história daquela região do Mediterrâneo. “Um dos objetivos da coleção é mostrar como a população que ainda vive naqueles lugares hoje convive com o passado que a cerca”, afirmou a autora.

A contextualização histórica é um dos diferenciais dos livros, que contam como e onde surgiu cada povo, hábitos e costumes e curiosidades do cotidiano como: a religião, a educação, a escrita e até o lazer. “A arte é o reflexo de uma sociedade. Por isso, é tão importante compreender amplamente uma civilização para compreender a expressão artística”, completa a autora.

Sueli nos revelou que o próximo passo das escritoras será uma coletânea dedicada à arte da Idade Média, que já está em produção e deve sair em 2013. Para as pesquisas, elas devem visitar a Europa no próximo ano, especialmente Itália e Portugal, principais cenários do período.

Veja a série “Arte na Idade Antiga – Egito, Grécia e Roma”:


Serviço

Coleção “Arte na Idade Antiga – Egito, Grécia e Roma”

Edna Ande e Sueli Lemos

Editora Callis

R$ 39,90 cada

Nenhum comentário: