Display

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A MINHA VIAGEM A MOÇAMBIQUE

(Texto: fonte Revista Mundo e Missão: www.mundomissao.com.br)

Caterina Facci

Jovem voluntária italiana, em seu período de férias, dedica-se às crianças e jovens moçambicanos. Acompanhe seu vibrante testemunho!

Olá a todos! Sou Caterina, tenho 20 anos. No ultimo verão, tive a maravilhosa oportunidade de fazer uma breve, mas significativa viagem a Moçambique. (...)

Em Moçambique tudo é diferente do meu país: a natureza, as pessoas, os ritos, as tradições, os tempos, os estilos de vida, o modo de se locomover, de fazer as coisas. Foi para mim uma imensa novidade (...)

Se me perguntassem o que significou para mim esta maravilhosa experiência, teria dificuldade em sintetizar o que me marcou para sempre: a visão esplêndida do por do sol africano sobre o oceano, o imenso céu estrelado no silêncio da noite, a resignação serena de um ancião que ficou cego, o som das risadinhas eufóricas das crianças que nos seguiam pelas vielas de barro, a lembrança de mãos e pés consumidos pela lepra, a alegria e emoção pelo nascimento de uma nova vida, o pungente sofrimento e o choro de uma mulher que acabara de perder o marido, a contínua alternância entre vida e morte, entre alegria e dor.

É impossível esquecer a evidente pobreza em cada canto: as habitações precárias, as estradas emburacadas, (...)

Desta viagem levo comigo os sorrisos e os olhares das pessoas, em particular das moças e crianças que conheci: são olhares carregados de sofrimento, às vezes cansados e provados pelas muitas dificuldades que vivem a cada dia, mas que exprimem sempre humildade, caridade, coragem e uma incrível força de vontade. (...)


Participei de vistas às familias do bairro, que os estudantes de medicina fazem durante o seu período de estudos, e conheci estes incríveis rapazes, animados por um grande fervor e paixão, convictos de querer dar ao próprio país uma história melhor, um desenvolvimento que restitua a sua justa dignidade. (...)

Artigo na íntegra você encontra na Revista Mundo e Missão

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei da experiência relatada pela revista Mundo e Missão e publicada neste blog.

Sou assinante da revista e tenho aprendido muito...Revista super atual.