Display

terça-feira, 10 de maio de 2011

PROBLEMAS PSICOLÓGICOS

(Foto - crédito Celina Missura - chuva)



O que são problemas psicológicos e o que são sintomas?

Texto de Beatriz Accioly

Os problemas psicológicos englobam todo desconforto emocional que não seja causado por um acontecimento traumático ou desagradável recente. Ou seja, é normal sentir-se triste após o fim de um relacionamento ou com a morte de um ente querido. Entretanto, se após 6 meses você ainda está tomado pela tristeza e não conseguiu retomar o seu funcionamento normal, isso pode ser o sinal de um problema maior.

Qualquer um pode desenvolver um problema emocional. A pessoa pode começar a sentir-se triste, irritada, ou apenas frustrada pelos problemas da vida quotidiana. Pode perder o sono, tornar-se irritável, e sem paciência. Os métodos antigos para se distrair ou "ventilar as idéias" já não funcionam mais.

Os sintomas são uma manifestação de alteração orgânica ou funcional que ocorre em função de alguma doença ou desequilíbrio. No caso dos sintomas de problemas psicológicos os sentimentos e emoções normais que nós sentimos no cotidiano ficam exacerbados.

Sentimos ansiedade, diante de situações do cotidiano , mas se a ansiedade passa a ser permanente e sem um motivo aparente, isso pode ser o sintoma de um transtorno de ansiedade. É normal sentir tristeza diante do fim de um relacionamento, por exemplo. Entretanto, se a tristeza não vai embora, e ficamos tristes o tempo todo esse pode ser o inicio de uma depressão. A mesma coisa ocorre com o medo exagerado, a irritação exagerada, entre outros.

Nestes casos, o exagero pode ser o sintoma de algo maior do que um simples desequilíbrio emocional, e pode ser um sinal de que a pessoa esta precisando da ajuda de um profissional.

Se esse for o caso, ela não estará sozinha: a cada ano 26,8% da população brasileira apresenta algum transtorno mental. Ou seja: 49 milhões e 848 mil pessoas.
O problema é que só uma parcela pequena dessas pessoas buscam ajuda. Isso faz com que os casos se agravem. Muito deste sofrimento poderia ser reduzido com a detecção precoce e tratamento rápido, mas, infelizmente, isso não vem acontecendo.

Beatriz Accioly

4 comentários:

Anônimo disse...

Por que você não dá uma renovada no design do seu blog? Tá meio sem graça...

Celina Missura disse...

Vc pode me ajudar..?não sei como fazer..Tenho me esforçado ...aguardo sugestões...muito obrigado

MARI disse...

Oiiii Celina!!! Adorei a matéria... Grande beijo e muita saudade...

Celina Missura disse...

Mari, que bom que gostou.
Vc poderia escrever um artigo pro blog né? Escolhe o tema , prepara e me manda.
Bjus