Display

sexta-feira, 29 de abril de 2011

CRISE NA ADOLESCÊNCIA

(Foto - Crédito Celina Missura )


Texto:Fonte:http://virtualpsy.locaweb.com.br/destaque_janela.php?cod=38&cor=#ECD470


Atualmente se fala muito em crise adolescente. As tentativas de lançar luz sobre o fenômeno trazem consigo uma infinidade de questões, atuais e complexas, que envolvem, sobretudo, os jovens de nossa sociedade. É comum relacionarmos adolescência com drogas, sexo, educação, problemas de imposição de limites, violência, delinqüência, etc. Mas afinal! O que significa adolescência? É possível uma determinação consensual a respeito desse conceito? Podemos pensar a adolescência hoje como pensávamos tempos atrás? Existe, na literatura especializada, uma vasta bibliografia que busca definir o fenômeno da adolescência, contudo, nela encontramos inúmeras reflexões que apontam para controvérsias passíveis de debates e questões interessantes. Muitas tentativas de resposta já foram produzidas, porém, nenhuma delas conclusiva. Veja o artigo Adolescência - Um fenômeno contraditório de Arnaldo Chagas no site Catharsis.


Em janeiro de 2003 foi lançado em Madri um manual para pais e educadores sobre os transtornos psiquiátricos que acometem crianças e adolescentes. Calcula-se que 22% das crianças e adolescentes (espanholas, no caso desse artigo) apresenta alguma doença psiquiátrica nessa etapa da vida, uma porcentagem que tem aumentado e detectado cada vez em idades mais precoces.O Manual de Psiquiatria para Pais e Educadores é de autoria da psiquiatra Maria Jesus Mardomingo. Segundo ela, “existe um grande desconhecimento sobre psiquiatria infantil por parte dos pais e educadores. Isso, de certa forma, se deve a não aceitação cultural de que a psiquiatria infantil seja parte efetiva da medicina e que os problemas psiquiátricos são semelhantes às demais doenças”.


Por isso torna-se importante conhecer os transtornos psiquiátricos infanto-juvenis mais freqüentes, seus sintomas e sinais de alerta, suas possíveis soluções e tratamentos, etc. Uma doença psiquiátrica infantil diagnosticada e bem tratada a tempo pode evitar importantes seqüelas quando a criança for adulta. É fundamental detectar o problema e consultar com um especialista. O manual espenhol se dirige específicamente a pais e professores, é suficiente para que os pais e professores detectem problemas suficientes para recomendar um atendimento especializado. Essa iniciativa seria muito bem vinda em nosso meio.


Os pais podem não perceber, não reconhecer ou não aceitar problemas emocionais em seus filhos, o que retardaria a atenção ao problema. Quanto aos educadores, muitas vezes são eles os primeiros a observar os sintomas iniciais de um problema psiquiátrico na infância e adolescência. Essa facilidade deve-se, entre outras razões, ao fato de poderem ter uma crítica mais desapaixonada do problema, sem o envolvimento afetivo que os pais têm para com seus filhos. Além disso, estando preparados, os educadores são as pessoas mais adeqüadas para orientar os pais sobre um possível transtorno dessa natureza.Sinais e Sintomas.Entre os sinais que a criança pode manifestar em eventual transtorno psíquico, figuram o isolamento ou o prejuízo no relacionamento com outras crianças de sua idade, tanto no âmbito escolar como social, tal como o retraimento e a falta de comunicação.


Outro sintoma a ser levado em conta seria uma ruptura brusca na evolução e desenvolvimento normais da criança ou adolescente. Se a criança ou adolescente que até há pouco tempo vinha mantendo um comportamento melhor ajustado, com rendimento escolar aceitável e que, de repente, modifica seu comportamento e rendimento escolar, algo pode estar acontecendo na esfera psíquica.Em crianças e adolescentes os transtornos mais comuns são aqueles relativos a depressão, transtornos de aprendizagem, déficit de atenção e hiperatividade, transtornos de comportamento, de ansiedade, doenças psicossomáticas, problemas de personalidade e, menos freqüentemente, o autismo e a esquizofrenia.A incidência desses transtornos psiquiátricos nas crianças e adolescentes varia com a idade, com o sexo e o nivel socio-econômico. A depressão, por exemplo, embora seja comum em qualquer didade e nos dois sexos, tem sintomas diferentes; nos meninos pode manifestar-se como rebeldia, agressividade e irritabilidade, nas meninas com isolamento, fobias e ansiedade.


Os Transtornos de Conduta acometem sempre mais os meninos, aumentando a incidência com a idade. Os Transtornos Alimentares são mais problemáticos nas adolescentes e a adiccão a drogas e/ou alcoolismo nos meninos adolescentes. Calcula-se, na Espanha, que ao longo de um ano, aproximadamente 20% das crianças e adolescentes sofrerão algum transtorno psíquico de maior ou menor intensidade. Desse total, aproximadamente 50% se compõe de transtornos de ansiedade e depressão. Em muitos casos de transtornos psiquiátricos infanto-juvenis a consulta médica pode ser motivada por sintomas físicos, cuja origem pode ser encontrado em um transtorno de ansiedade ou depressivo atípico.

11 comentários:

Anônimo disse...

Adolescencia pode ser um tempo difícil para adolescentes com extrema pouca confiança em si mesmo,por isso acabam excluídos do grupo e ficam com poucos amigos, e entram em depressão.Adica é aceitar-se para ser aceito

Anônimo disse...

Adolescencia pode ser um tempo difícil para adolescentes com extrema pouca confiança em si mesmo,por isso acabam excluídos do grupo e ficam com poucos amigos, e entram em depressão.A dica é aceitar-se para ser aceito.

joão n8
8 ano

Anônimo disse...

a adolescencia é um periodo da vida que nao pode ser definido por ciencistas e estudiosos,existem muitas crises nessa fase como falta de confiança,auto mutilação,doenças..muitos problemas,mas é importante saber que você precisa se aceitar e nao precisa mudar por ninguem..
Muitos adolescentes tambem sofrem muito com bullyng e são excluidos,o que causa muitos problemas e crises.
O Post é suuuper divertido e acho importante falarem sobre crises,ai esse adolescentes podem ter ajuda!


Nathália Horst
numero 14

Anônimo disse...

fluos adolecentes estao muito pouco confiantes em si priprios com isso se excluem de grupos e as vezes entram nas drogas e nas bebidas e isso é muito ruim, e tambem os adolecentes podem ser influenciados por amigos q entram na vida das drogas e bebidas os adolecentes estao pensando sempre em ser o melhor fazem de tudo para isso e quando nao conseguem pode ate mesmo entrar em depresao e as vezes as familias sofrem com isso tambem mas os adolecentes nem sempre ficam em crises podem ser felizes que é sempre o melhor
felippe narracci 8ano

Anônimo disse...

eu acho q éé verdade pq fala q nós podemos nos meterem drogas com amigos perigosos e estamos na adolencencia sempre queremos ver como é e assim vamos nos meter em coisas maldosas e pode prejudicar nossa vida
Nicolas
7ano

gabriel disse...

o texto fla sobre uma fasse critica da nossa vida(adolecentes) gostei da ideia do texto por que passa realmente como é

Anônimo disse...

eu acho que pode ser verdade essses problemas de depresão. iso ecalsa do pela disilgualdade sosial isso pode ser evitado ,tem varios problemas ruins na adolecencia são: sexo sem camisimha, drogas,bebidas etc e eu acho que eles fazem isso para afogar seus problemas
Felipe Levi Rocha 7 ano 22/6/11

Anônimo disse...

o texto fla sobre uma fasse critica da nossa vida(adolecentes) gostei da ideia do texto por que passa realmente como é e isso ajuda os adolecentes se previne e não usar drogas



nome:Paulo Sérgio n°18 serie 8ºano

Anônimo disse...

o texto fala sobre uma fasse critica da nossa vidan adolecentes gostei da ideia do texto por que passa realmente como é

nome Paulo Sergio n 18 8ano

Anônimo disse...

a adolecencia é uma época muito dificil pois achamos estar certos em tudo e acabamos brigando com as pessoas ou familiares.com problemas de alcool que podem complicar a vida com as pessoas


Thiago 8ºano nº24

Anônimo disse...

Os adolescentes não estão tendo confiança em si mesmo e essa fase pode ser mto dificil, os jovens podem ter depressões por serem excluídos, mtos acabam cortando seus pulsos, e esse período a vida é um das mais difíceis, os pais tambem tem que serem mais presente na vida dos jovens e saber tudo oque está acontecendo com seus filhos, pois eles podem estar metidos em drogas e outros problemas.

PEDRO-8° ANO