Display

quinta-feira, 17 de março de 2011

O GRITO DA TERRA




O GRITO DA TERRA



Vamos fazer um diálogo com a Terra.


- Desculpe incomodá-la, Mãe Terra, mas eu gostaria de saber o que está acontecendo com você?


Mãe Terra: Pois é, você me chama de Mãe, mas nem todos os seres humanos me tratam assim. De fato, não ando muito bem, não. Ultimamente estou atacada por uma febre que não acaba.


- Como assim, febre?


Mãe Terra: Pense, quando você está com febre sente muito incômodo. Eu também. Minha febre vem do desequilíbrio da atmosfera. Algumas ações dos seres humanos foram provocando esse desequilíbrio.


- Como assim, Mãe Terra?


Mãe Terra: O poder e a ganância dos seres humanos, a dureza de coração e a irresponsabilidade é que provocam tudo isso: derrubam florestas, contaminam córregos, rios, solo. Rasgam meu ventre para dele extrair pedras belíssimas, minerais, óleos e gases fósseis. Como precisam de energia, vão queimando tudo e liberando gás carbônico – na forma de dióxido de carbono (CO2) Tudo isso provoca mudanças climáticas e me deixa cada vez mais doente.


-Faz muito tempo que isso acontece Mãe Terra?


Mãe Terra: Uns 260 anos; Geleiras e neves nos altos das cordilheiras estão derretendo, florestas derrubadas para dar lugar ao gado, plantações e canaviais. O aquecimento avançou muito a partir de 1950 e se agravou a partir de 1990 com a exploração na capacidade de produção e consumo.


- O que eu posso fazer para colaborar com você, Mãe Terra?


Mãe Terra: Quando você descuida do uso de plásticos, e pouco separa os lixos, complica minha vida. Quando você deixa de participar de iniciativas que exigem mudanças no consumo, no modo de vida, também aí você me deixa desamparada. Para colaborar, você precisa desenvolver a consciência ecológica. Cada povo deverá encontrar o melhor jeito de ser e conviver comigo.



1- O que se pode e deve fazer para enfrentar os problemas e para reequilibrar a Terra?


(Fonte: texto base da Campanha da Fraternidade 2011)

5 comentários:

Anônimo disse...

Usei este diálogo para fazer um debate com jovens adolescentes. Foi muito produtivo!

Anônimo disse...

O texto fala que a natureza pede socorro mas poucos atendem esse pedido , muitos ignoram .
Mas o que devemos fazer mesmo que seja somente a sua comunidade , é preservar o meio como reciclar e o simples ato de nao jogar papel no chao .
Sabrina e Giulia
nº 20 e 08
9ºano Nossa Senhora do Morumbi

Anônimo disse...

LEGAL

Anônimo disse...

Eu acho que para reequilibrar o planeta, temos que separar mais os nossos lixos e muitos pensam se um ajudas não ira fazer efeito, Mas na verdade uma pessoa pode fazer muita diferença.

Carlos Henrique Lobato
N° 4

Natureza pura Natureza disse...

Ou mudamos nossas atitudes em relação a Natureza ou a Terra nos mudará de Planeta!!! O Grito da Terra é meu grito faz tempo...mas sou só um grão de areia nesta imensidaõ criada por Deus!!!