Display

domingo, 7 de novembro de 2010

EQUILÍBRIO PSÍQUICO



Celina Missura

Em determinadas situações conflitantes, a pessoa tem a sensação de não conseguir se superar, e o desânimo toma conta do seu interior. As resistências psicológicas, inconscientes, entram em ação e a pessoa se sente protegida. São as reações emocionais defensivas. No entanto, se não derrubar as resistências , fica difícil superar os conflitos porque se instala um quadro de ansiedade muito desconfortante.

Para vencer as resistências a pessoa precisa quebrar sua rigidez, autoritarismo e questionar suas verdades. Por que sempre quer ter razão? Sempre é a certa? Sempre está agredindo para defender sua posição?
É preciso despir-se de si mesmo, olhar para o seu interior e ter a coragem de mudar o que precisa ser mudado.

Aceitar críticas, para as pessoas resistentes é muito difícil porque sua preocupação é sempre aparentar ser o que não é com medo do que vão pensar dela.

É necessário, para o crescimento interior, o enfrentamento de si mesmo, com serenidade e honestidade, sem representações. Todo ser humano que busca seu autoconhecimento precisa derrubar as barreiras interiores e ver-se como realmente é. O resultado dessa atitude é o ajuste emocional tão desejado por todo ser humano.

No conflito, nunca ficar debruçado sobre si mesmo, remoendo, remoendo, mas buscar alternativas, canalizando as forças psíquicas para algo que lhe dê satisfação, prazer, alegria, evitando assim distúrbios psicossomáticos.

Um comentário:

silvia e joao disse...

obrigada pelo artigo, achei-o interessante, ate logo, silvia