Display

terça-feira, 17 de agosto de 2010

DEPRESSÃO


(Foto - crédito Celina Missura)

Nos tempos modernos, encontramos alto índice de pessoas que reclamam da depressão, pois as pressões familiares, profissionais, econômicas desgastam e consomem o ser humano.

Alguns sinalizadores devem levar o indivíduo a se conscientizar de que algo não vai bem: insegurança diante de situações difíceis, baixa auto-estima, ansiedade, isolamento, tristeza, desânimo, idéias de suicídio, e muitas outras reações. Alguns psicólogos chamam este estágio de estresse que se não cuidado pode levar ao quadro de depressão.

Diante de um acontecimento importante como uma desilusão amorosa, desemprego, morte de um ente querido pode desencadear uma crise de depressão. A pessoa sente um enorme vazio e perde o interesse por quase tudo.

Além da dificuldade de relacionamento, muitas pessoas, nesta situação se entregam ao abuso de álcool e droga. Complicações físicas começam a aparecer como a perda de sono, pressão alta, dores no corpo, falta de apetite ou compulsão diante da comida.

Como sair desta situação?

O apoio de familiares e amigos é fundamental. Porém a pessoa precisa querer superar todos os sentimentos negativos, se ocupar, se aproximar dos amigos, falar dos seus problemas com alguém de confiança, viajar, ouvir música, descobrir novas emoções, programar momentos de lazer, praticar algum esporte e se for o caso, fazer psicoterapia.
Você pode reescrever a sua história!

5 comentários:

Fátima Soares disse...

Olá Celina! Gostei muito deste primeiro post que li. Concordo que com apoio podemos mesmo voltar a escrever a nossa vida. Espero não me perder de si minha amiga. Muito obrigada pela sua visita. Bj grande daqui deste lado do oceano.

Tati Barros disse...

olá celina, gostei muito deste post, tenho caso na minha família de depressão que conseguimos superar com muito amor,apoio familiar,prática de esporte, e acima de tudo Deus sempre presente...Vou sempre passar po seu cantinho.Estou te seguindo.bjss

Miranda disse...

Olá, Celina. Tudo bem?
Desde já te agradeço pelo comentário no meu blog. Fiquei realmente feliz e motivado!
Meu pai está com depressão, e decidiu largar seu emprego, mesmo tendo que arcar com muitas despesas mensalmente. Entendo que a pressão no trabalho é terrível, principalmente em firmas automotivas, mas gostaria de fazer algo para incentivá-lo e ajudá-lo a superar este momento e seguir em frente. O que eu poderia fazer?
Grande abraço,

Rubens

Celina Missura disse...

Rubens veja se é o caso de consultar um médico urgente .Ele necessita neste momento de muito carinho e compreensão.

Sol disse...

Apoio é importante, mais do que isso é o auto apoio, voltar acreditar em si. Concordo é preciso ter atitude para que a mudança ocorra. Obrigada pela visita. Bjs