Display

terça-feira, 20 de julho de 2010

VOCÊ ACREDITA EM SI MESMO?



(Foto - crédito Celina Missura)

Diante de situações difíceis, cada um reage de um jeito: insegurança, medo, autoritarismo, imposição, choro, raiva, temor, segurança, firmeza, tranquilidade etc...etc..

O medo, a insegurança, aparecem geralmente quando existe uma sensação de fracasso perante a atitude a ser tomada. A fantasia e o pensamento automático " o que vão pensar ou dizer de mim?", muitas vezes são constantes na vida de algumas pessoas. As que vivem assim, inseguras e sem tomar atitudes passam parte da vida sufocando as emoções e isso não faz bem para sua convivência familiar e social.

Para outras pessoas o que pega é uma certa rigidez na maneira de agir e pensar, o que pode sinalizar fragilidade e insegurança diante do novo. Tipos assim necessitam "quebrar" a armadura e deixar aparecer seus sentimentos sem sufocá-los.

Outro perfil é o sofredor. A vida é muito pesada e por isso parece como que paralisado diante de de qualquer decisão a ser tomada. São aqueles que parecem ter perdido a guerra, mesmo antes da mesma começar. Vivem resignados! Pessoas com esse perfil precisam acreditar mais em si mesmas e ousar !

O sentimento de culpa, por exemplo, é um acompanhante permanente de muitos indivíduos. Talvez, um caminho de superação é reconhecer as próprias limitações. Aceitar com mais tranquilidade os erros involuntários e não sentir-se responsável por tudo que acontece à sua volta.
Ninguém consegue dar conta de tudo! Errar faz parte da condição humana. Cada um precisa observar suas reações e tentar nomear suas emoções percebendo acertos e erros com serenidade.

A mágoa, o ressentimento, a culpa precisam ser jogadas fora e não cultivadas. Atitudes libertadoras tem um preço e o conselho é arriscar sempre e nunca refugiar-se nas próprias amarguras. Cultivar sim a alegria, o otimismo, o bom humor, as gentilezas, a compreensão, a compaixão, desbloqueando assim os próprios sentimentos e emoções.

Não é difícil ser feliz! Basta querer e "fazer acontecer". Mas precisa de coragem e propósito para deixar o infantilismo, quebrar os bloqueios, desfazer preconceitos e adquirir liberdade interior e auto-controle de si mesmo.

Vamos regaçar as mangas e começar???

2 comentários:

Cidinha Paulo disse...

Olá Celina!!!
Vim agradecer sua visitar e dizer que adorei seus posts, principalmente Você acredita em si.
Me identifiquie em muitos aspectos. Acredite,você ajuda muitas pessoas desta forma.Gostaria de pedir permissão para linkar seu blog no meu.
Bjos e apareça sempre.

Sol disse...

Vc fez me fez refletir, como sou mimada! Se não for do meu jeito não quero brincar mais, rsrs Bjs